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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,47
MB
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Título: |
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A presença do professor no ensino a distância |
Autor: |
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Alessandra de Souza Ávila Kabke
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UCPEL/LETRAS |
Área Conhecimento |
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LINGÜÍSTICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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939 |
Resumo |
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Este trabalho tem como objetivo principal investigar a interação que ocorre na sala de aula
presencial e nos cursos a distância, buscando as semelhanças e diferenças entre uma situação e
outra. Quatro aspectos fundamentais foram considerados: (1) interação aluno-professor, (2)
interação aluno-aluno, (3) interação aluno-conteúdo e (4) interação aluno-instrumento. A
fundamentação teórica parte principalmente das idéias de Vygotsky, com ênfase na Teoria da
Atividade, conforme a proposta de Leontiev e o desdobramento posterior de Engestrom. Para a
coleta dos dados foram usadas duas turmas, durante um semestre, sendo uma de uma disciplina
presencial e outra de um curso a distância, tendo ambas desenvolvido o mesmo conteúdo. Vários
instrumentos foram usados pela pesquisadora, incluindo um diário, um questionário, observações
em sala de aula presencial, entrevistas com o professor e o próprio sistema de aprendizagem a
distância (Teleduc), em diversos de seus instrumentos (fóruns, portfólio, perfil, etc.). Os
resultados mostraram que, em termos de interação, há mais diferenças do que semelhanças entre
o ensino a distância e o presencial. Entre as diferenças, podem ser destacadas, entre outras, uma
tendência no ensino a distância a eliminar a hierarquia entre aluno e professor, uma ênfase maior
no papel de facilitador em relação ao professor, uma importância maior ao domínio do
instrumento. A conclusão é de que embora existam diferenças entre um ensino e outro, essas
diferenças não indicam necessariamente uma maior eficiência de um sobre o outro. |
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