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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2,36
MB
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Título: |
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Uso do desenho animado ambiental como estratégia metodológica para educação ambiental |
Autor: |
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José Francisco Peligrino Xavier
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNIVALI/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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1.402 |
Resumo |
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Este trabalho busca verificar as possibilidades pedagógicas do material denominado
Desenho Animado Ambiental (DAA) e de seus temas geradores como estratégia
metodológica para Educação Ambiental. O DAA é uma mídia em DVD que tem como
personagem principal o Menino Caranguejo (http://www.caranguejo.com); que procura
apresentar conceitos do campo ambiental e o desenvolvimento de valores para promover a
sensibilização ambiental. O material é formado por sete animações e foi aplicado por
professores de duas escolas da cidade de Joinville (SC). A composição dos desenhos
animados e bastidores (making-off) de cada um dos sete episódios - Poluição Urbana;
Desmatamento; Caça Ilegal; Água; Povos Nativos; Urbanismo e Consumismo-;
caracterizam os temas ambientais como temas geradores (inspirados em Paulo Freire e
autores da abordagem crítica da Educação Ambiental). Os temas foram desenvolvidos para
auxiliarem o docente na sua prática pedagógica pensando no mesmo como agente da inserção da dimensão ambiental no currículo. A pesquisa foi do tipo descritiva qualitativa. No design educacional os episódios do DVD DAA apresentam conceitos; atitudes e valores ambientais representados pelas ações do Menino Caranguejo. Os slides de cada episódio apresentam imagens das animações destacando o conteúdo didático dos desenhos animados: situações problema; conceitos básicos do campo ambiental; princípios éticos e valores incorporados; como a identificação social dos espectadores do material com a realidade da problemática socioambiental local; respeito à vida; à biodiversidade; ao meio ambiente enquanto bem comum e patrimônio de todos; exercício da cidadania como participação política; o desenvolvimento da co-responsabilidade ambiental; dentre outros. Para verificar a interação e a articulação dos conteúdos ambientais dos temas geradores exibidos; o reconhecimento do desenvolvimento de atitudes; hábitos e valores e a aceitação das atividades pelos professores e seus alunos; utilizou-se uma entrevista estruturada que foi aplicada a seis professores de duas escolas. Os professores reconheceram a importância de trabalhar conceitos ambientais; ações e valores apresentados nos desenhos do DAA. Eles assumiram a função de mediadores da aprendizagem pela aquisição e reconstrução de conhecimentos e conceitos ambientais. Estes incluem componentes de curiosidade; exploração e aventura; criatividade; solução de problemas; dialogicidade; ressignificação de valores e tomada de decisões por meio de observação pessoal; indagações; questionamentos e reflexões que levem à transformação da realidade e enfrentamento e/ou minimização da problemática ambiental. O material mostrou-se adequado como uma estratégia para inserção da dimensão ambiental e instrumento para auxiliar o professor nos debates e reflexões sobre as temáticas ambientais locais exploradas no DVD. Algumas ações realizadas pelos professores e seus alunos após a utilização do DAA foram: discussões; debates e reflexões sobre os temas ambientais locais; articulando-os com a
prática de vida dos mesmos. |
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