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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
5,69
MB
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Título: |
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Por trás do computador: sentimentos expressos nas trajetórias de aprendência em educação a distância (sem distância) |
Autor: |
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Berenice Gonçalves Hackmann
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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PUC/RS/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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812 |
Resumo |
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Há alguns anos; cresce o número de professores e alunos que se estão interessando pela
Educação a Distância; com suas potencialidades; possibilidades e limitações; para o exercício
da docência e da aprendizagem. Assim; a partir da indagação inicial - Como os sentimentos de
alunos de um curso de especialização a distância podem ser evidenciados na virtualidade e
como podem ser compreendidos/explicados? - objetivou-se compreender/explicar como se
expressam os sentimentos que permeiam essa modalidade de educação; visando à construção
de pontos de referência para a reflexão da vivência discente em Educação a Distância e; como
decorrência; propiciar a reflexão sobre a docência imersa e emersa das novas tecnologias. No
cenário escolhido; as mensagens postadas nos fóruns; assim como imagens publicadas no
ambiente de interação; por doze participantes que atuam em áreas diversas de conhecimento;
constituíram o campo de análise desta pesquisa qualitativa inserida em uma abordagem
compreensiva/explicativa apoiada no Paradigma da Complexidade; proposto por Edgar
Morin. A pesquisa confirmou a tese Os sentimentos expressam-se; na virtualidade; mediados
por registros gráficos e textuais possíveis de serem compreendidos/explicados através da
tradução/construção de suas evidências explicitadas pela serendipidade e o estudo permitiu
reflexões sobre a importância da sensibilidade e competência do professor em lidar com essas
evidências como via de melhor conhecer o aluno e de tornar a Educação a Distância uma
Educação sem Distância. |
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