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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
794,80
KB
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Título: |
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O tutor na educação a distância: uma visão de tutores |
Autor: |
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Maria Inmaculada Chao Cabanas
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNESA/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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1.069 |
Resumo |
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Com a expansão da Educação a Distância no contexto educacional contemporâneo ampliam-se os questionamentos a respeito do tutor: personagem a quem tem sido atribuída a função de orientador / facilitador da aprendizagem. O que ele faz; como se forma para exercer a tutoria; que dificuldades enfrenta na sua prática; ser tutor na educação a distância é diferente de ser professor; são indagações presentes no cotidiano dessa atividade. A pesquisa buscou responder a tais indagações; ouvindo 26 tutores em duas etapas: a primeira; um levantamento inicial de dados; teve a colaboração de oito sujeitos; a segunda; contando com 18 tutores; ampliou a coleta inicial. Para ouvir os tutores foram utilizados dois questionários; compostos de perguntas fechadas e abertas; que ensejaram uma abordagem quanti-qualitativa; isto é; o estabelecimento de relações numéricas e percentuais e uma análise do conteúdo; visando obter a recorrência e a contradição de idéias nas respostas oferecidas. Os resultados indicam que os tutores: (a) não passam por uma formação específica para o exercício da tutoria; (b) chegam a esta atividade de forma fortuita; geralmente por meio de um convite; (c) afirmam não ter dificuldades em sua prática e quando as expressam; as situam nas limitações dos alunos e da tecnologia; (d) em sua maioria percebem o tutor como personagem destacado da docência; perspectiva esta contraditória; na medida em que as atribuições indicadas como específicas da tutoria são inerentes à docência. A visão desses sujeitos reflete o tratamento dicotômico que o tutor recebe na literatura pedagógica: ora visto como um estimulador; elemento de apoio à aprendizagem; ora configurado como professor. |
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