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Título:  
  Crianças de classes populares e suas representações sobre infância, família, escola e raça/etnia
Autor:  
  Cláudia Machado   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Educação
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [ea] Edição do Autor
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2004
Acessos:  
  1.922
Resumo  
  A partir de uma compreensão crítica da infância nas classes populares, em nosso país, e com base em teorias das representações sociais, este trabalho problematiza as representações de crianças, de classes populares, sobre infância, família, escola, raça/etnia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual os sujeitos, escolhidos intencionalmente, foram vinte e quatro crianças, negras e não-negras, de classes populares, com idade entre seis e oito anos, que freqüentavam uma escola na periferia de Porto Alegre (RS). Os dados foram coletados por meio de desenhos, entrevistas e observações e submetidos a uma análise de conteúdo. Os resultados revelaram, entre outros, que a infância é caracterizada pelo brincar e estudar; a família significa morar e trabalhar juntos; os trabalhos domésticos não são considerados trabalho mas ajuda prestada aos adultos; a finalidade da escola consiste em ensinar respeito e obediência aos adultos; estereótipos, preconceitos e discriminações em relação aos negros são percebidos e/ou vivenciados pelas crianças.
     
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