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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1.022,29
KB
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Título: |
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Contribuições para a transformação das práticas escolares: racionalidade comunicativa em Habermas e dialogicidade em Freire |
Autor: |
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Vanessa Gabassa
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFSCAR/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2006 |
Acessos: |
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990 |
Resumo |
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A temática deste trabalho está posta em torno do conceito de dialogicidade; de Paulo Freire; e de racionalidade e ação comunicativa; de Habermas. Teve por objetivos analisar o conceito de dialogicidade a partir de obras de Freire e o conceito de ação comunicativa a partir de trabalhos de Habermas; destacar; a partir das obras estudadas; as especificidades de cada autor e as convergências de idéias; e verificar como a racionalidade técnica pode ser repensada a partir da ação comunicativa e da ação dialógica; na construção de uma escola efetivamente para e com tod@s. A partir desses objetivos; este estudo foi guiado pela seguinte questão de pesquisa: Que elementos os conceitos de ação comunicativa de Habermas e de ação dialógica de Freire oferecem para repensarmos a racionalidade técnica a partir destes dois tipos de ação na construção de uma escola efetivamente para e com tod@s? Para responder a esta pergunta; desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica e exploratória; baseando-nos em leituras de diversas obras dos dois autores para; partindo de resumos; resenhas e fichas bibliográficas; elaborarmos um texto capaz de responder à nossa questão. Exploramos também o contexto escolar; no qual impera a racionalidade técnica e instrumental. Discorremos sobre a modernidade e sobre o neoliberalismo; procurando situar nossa problemática. Revisitamos a história da razão; desde seu nascimento na filosofia até sua compreensão nas ciências sociais; na tentativa de focalizar nosso objeto de estudo. E nos debruçamos sobre as obras de Habermas e Freire; contrapondo suas idéias e mostrando seus pontos de encontro; bem como relacionando suas propostas à problemática da racionalidade presente nos âmbitos da socialização; do ensino e da administração escolar. A partir de nossos estudos; destacamos os elementos de verdade; retitude e veracidade; apontados por Habermas para a realização da ação comunicativa; e os elementos amor; esperança; humildade; confiança; fé no mundo e nas pessoas e pensar crítico de Freire; como requisitos para o estabelecimento do diálogo verdadeiro e libertador. Destacamos; ainda; suas visões de mundo e de história; que entende o ser humano como sujeito histórico; capaz de linguagem e de ação e; portanto; capaz de transformar o seu mundo; que é também histórico e; por isso; condicionado; mas não determinado. Por meio de nosso estudo; avaliamos que os elementos trazidos por Freire e Habermas podem nos ajudar a instituir nas escolas um clima de solidariedade; no lugar da competitividade e individualidade; assim como podem nos ajudar a proporcionar um ensino em que educadores/as e educandos/as aprendam e ensinem ao mesmo tempo; construindo; juntos; seu conteúdo da aprendizagem; uma escola na qual a administração é efetivamente democrática; construída com e para tod@s. |
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