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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
46,76
MB
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Título: |
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Características, transformações e adaptações da música religiosa ucraniana no Paraná |
Autor: |
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Lara Janek Babbar
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPR/MÚSICA |
Área Conhecimento |
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ARTES |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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1.842 |
Resumo |
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A presente dissertação tem como tema o estudo da música religiosa ucraniana trazida pelos imigrantes e presente no Paraná. O objetivo geral da pesquisa é estudar as características; transformações e adaptações da música desta etnia na esfera religiosa. Entre as preciosidades da cultura religiosa e musical ucraniana; reconhece-se o canto comunitário chamado samoilka; entoado durante a Divina Liturgia; a coerência de uso do hlas; vinculada ao ciclo dos Oito Tons; e a presença dos tradicionais diaky; os cantores de igreja. Uma introdução ao contexto histórico ajuda a constatar a presença da comunidade ucraniana e sua religião no Estado. A seguir; são abordados aspectos históricos referentes aos cantos litúrgicos; alguns dos quais são descritos; analisados; e identificados nas celebrações locais. No capítulo A música dos imigrantes e seus descendentes no Paraná são levantados dados acerca das tradições e das atividades praticadas por músicos locais; e a seguir; são destacados dois membros da comunidade ucraniana que evidenciam seus esforços para a manutenção das tradições musicais e religiosas vinculadas a suas origens. Por fim; são apresentadas e discutidas as adaptações e mudanças que foram identificadas no decorrer da pesquisa. |
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