|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
2,05
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Governança urbana e desenvolvimento comunitário: o caso do programa comunidade escola na cidade de Curitiba |
Autor: |
|
Margarida Cristina de Quadros
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
PUC/PR/GESTÃO URBANA |
Área Conhecimento |
|
PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
896 |
Resumo |
|
A globaliza??o e a liberaliza??o econ?mica levaram ? reconfigura??o do Estado nas ?ltimas d?cadas; gerando uma demanda crescente por modalidades de gest?o urbana que se mostrem eficientes e eficazes no trato das quest?es p?blicas; sobretudo relativo ? supera??o da pobreza e ao fomento do desenvolvimento. Esta disserta??o tem por objetivo analisar a pr?tica de gest?o local proposta com o PCE - Programa Comunidade Escola da cidade de Curitiba e sua potencialidade em rela??o a modifica??es na cultura organizacional da administra??o p?blica; ao desenvolvimento local e ? constru??o da governan?a urbana. Trata-se de uma modalidade de gest?o local em conson?ncia com os princ?pios da abordagem gerencial de administra??o p?blica; que tem como elementos norteadores a colabora??o da comunidade local em processos de desenvolvimento; baseada em parcerias entre poder p?blico; sociedade civil e iniciativa privada. A metodologia utilizada para a an?lise desta experi?ncia de governan?a urbana esteve apoiada nos pressupostos da pesquisa qualitativa. O estudo de caso; de car?ter explorat?rio; foi realizado junto a duas unidades escolares da rede p?blica municipal de ensino participantes do PCE. Os resultados se baseiam numa an?lise interpretativa e cruzada a partir das evid?ncias coletadas em campo e da base conceitual pertinente. A disserta??o conclui que apesar das limita??es identificadas o PCE figura como uma possibilidade real de transforma??o da rela??o entre Estado e sociedade na esfera das comunidades locais; na medida em que tem fomentado a participa??o da sociedade junto ? administra??o municipal; ainda que neste primeiro momento de forma restrita; sendo qualificada como uma participa??o de car?ter mais instrumental. Esta constata??o sugere que a efetiva??o e consolida??o de estruturas e pr?ticas administrativas participativas est?o condicionadas ? cria??o de condi??es institucionais e comportamentais favor?veis ? forma??o de uma cultura administrativa democr?tica apoiada em processos de aprendizagem e de intera??o dial?gica viabilizados tanto pelo interc?mbio de conhecimentos t?cnicos formais como pela constru??o coletiva de saberes a partir das inter-rela??es entre poder p?blico e sociedade. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|