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Título:  
  Governança urbana e desenvolvimento comunitário: o caso do programa comunidade escola na cidade de Curitiba
Autor:  
  Margarida Cristina de Quadros   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/PR/GESTÃO URBANA
Área Conhecimento  
  PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  896
Resumo  
  A globaliza??o e a liberaliza??o econ?mica levaram ? reconfigura??o do Estado nas ?ltimas d?cadas; gerando uma demanda crescente por modalidades de gest?o urbana que se mostrem eficientes e eficazes no trato das quest?es p?blicas; sobretudo relativo ? supera??o da pobreza e ao fomento do desenvolvimento. Esta disserta??o tem por objetivo analisar a pr?tica de gest?o local proposta com o PCE - Programa Comunidade Escola da cidade de Curitiba e sua potencialidade em rela??o a modifica??es na cultura organizacional da administra??o p?blica; ao desenvolvimento local e ? constru??o da governan?a urbana. Trata-se de uma modalidade de gest?o local em conson?ncia com os princ?pios da abordagem gerencial de administra??o p?blica; que tem como elementos norteadores a colabora??o da comunidade local em processos de desenvolvimento; baseada em parcerias entre poder p?blico; sociedade civil e iniciativa privada. A metodologia utilizada para a an?lise desta experi?ncia de governan?a urbana esteve apoiada nos pressupostos da pesquisa qualitativa. O estudo de caso; de car?ter explorat?rio; foi realizado junto a duas unidades escolares da rede p?blica municipal de ensino participantes do PCE. Os resultados se baseiam numa an?lise interpretativa e cruzada a partir das evid?ncias coletadas em campo e da base conceitual pertinente. A disserta??o conclui que apesar das limita??es identificadas o PCE figura como uma possibilidade real de transforma??o da rela??o entre Estado e sociedade na esfera das comunidades locais; na medida em que tem fomentado a participa??o da sociedade junto ? administra??o municipal; ainda que neste primeiro momento de forma restrita; sendo qualificada como uma participa??o de car?ter mais instrumental. Esta constata??o sugere que a efetiva??o e consolida??o de estruturas e pr?ticas administrativas participativas est?o condicionadas ? cria??o de condi??es institucionais e comportamentais favor?veis ? forma??o de uma cultura administrativa democr?tica apoiada em processos de aprendizagem e de intera??o dial?gica viabilizados tanto pelo interc?mbio de conhecimentos t?cnicos formais como pela constru??o coletiva de saberes a partir das inter-rela??es entre poder p?blico e sociedade.
     
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