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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2.74
MB
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Título: |
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Fatores que afetam a competitividade na produção de hortaliças orgânicas no estado do Rio Grande do Norte |
Autor: |
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Ernesto Alexandre Tacconi Neto
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRN/ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
Área Conhecimento |
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ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2006 |
Acessos: |
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859 |
Resumo |
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O mercado orgânico brasileiro vem crescendo a cada ano; e essa comercialização é extremamente importante para o país; pois possibilita uma maior preocupação com a preservação ambiental; além de gerar emprego e renda para os trabalhadores rurais. Para tanto; é necessário que esses produtores definam formas de competir no mercado; focalizando os aspectos que realmente importam para os clientes. Portanto; o objetivo deste trabalho é investigar; com base na percepção dos produtores rurais; os fatores que afetam a competitividade dos produtos orgânicos no Estado do Rio Grande do Norte; com a finalidade de contribuir para a tomada de decisões estratégicas no que diz respeito à produção e comercialização no cenário agrícola norte-rio-grandense; além de disponibilizar informações sobre a competitividade desses produtos; a fim de servir de referência para outras pesquisas que sejam pertinentes. Do ponto de vista metodológico; o presente trabalho pode ser classificado como um estudo de pesquisa aplicada; com objetivo descritivo e abordagem quantitativa. O instrumento utilizado foi o formulário; delimitando-se a pesquisar os produtores de produtos orgânicos do Estado Rio Grande do Norte; que cultivam o segmento do tipo legumes e verduras orgânicas; totalizando trinta e dois produtores. Os dados foram tratados através da Análise Descritiva e da Análise de Cluster. Resultados da pesquisa descritiva indicaram que os principais fatores que afetam a competitividade dos produtos orgânicos no Estado do Rio Grande do Norte são os custos; a diferenciação e a confiabilidade. A análise de Cluster apresentou que existe um agrupamento de produtores orgânicos que utilizam com maior freqüência à ajuda de técnico especializado e este mesmo grupo é o que atende ao ramo varejista de maior porte; como supermercados. |
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