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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
714,16
KB
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Título: |
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Reflexos do atual processo de globalização no CEFET/RS e a perspectiva de uma educação voltada para a cidadania |
Autor: |
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Carmen Júlia Pires Iahnke
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UCPEL/POLÍTICA SOCIAL |
Área Conhecimento |
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POLÍTICAS PÚBLICAS |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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810 |
Resumo |
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Este trabalho desenvolvido na Universidade Católica de Pelotas teve por objetivo geral analisar criticamente as alterações propostas pelos Decretos 2.208/97 e 5.154/04 e com isso identificar a possibilidade de um projeto alternativo de educação voltada para a cidadania plena no ensino integrado desenvolvido no CEFET; unidade de Pelotas. Para o mesmo ser alcançado entendeu-se estudar os significados da globalização; suas dimensões e conseqüências e com isso mostrar o contexto mundial atual e os desafios a ele inerentes. Também se objetivou estabelecer um histórico da educação brasileira com ênfase no ensino técnico; realizar um estudo teórico-crítico dos Decretos 2.208/97 e 5.154/04 buscando visualizar as mudanças a partir deles decorrentes; identificar fatores na legislação atual que favoreçam a formação técnica e; ao mesmo tempo; promovam a cidadania social nos alunos; indicar os aspectos que o novo decreto apresenta no sentido de refazer aspectos educativo-pedagógicos voltados para o exercício da cidadania e o compromisso ético e argumentar com atitudes didático-pedagógicas viáveis que ajudem na formação voltada para esses fins.
Reflexos do atual processo de globalização no CEFET/RS e a perspectiva de uma educação voltada para a cidadania é uma dissertação de mestrado composta por três capítulos intitulados O processo de globalização e suas dimensões; A legislação sobre o ensino profissionalizante no Brasil ante o novo cenário mundial: caminhos e passos e O CEFET/RS frente às reformas educacionais no ensino técnico brasileiro e a possibilidade de uma educação voltada para a cidadania plena; todos direcionados para alcançar os objetivos propostos. A metodologia envolve uma pesquisa bibliográfica. A questão geradora da hipótese foi: no CEFET/RS seria possível o desenvolvimento de uma educação voltada para a cidadania e o compromisso ético? Essa questão levou a um estudo preliminar dos Decretos 2.208/97; 5.154/04 e 5.840/06; como também do Projeto Político Pedagógico (PPP) do CEFET/RS para o período de 2007-2011; o qual possibilitou supor-se que na unidade de Pelotas do CEFET/RS essa forma de educação seria possível. A partir de então se iniciou uma pesquisa bibliográfica significativa; com leituras críticas e interpretativas sobre globalização; os Decretos e o PPP citados; visando comprovar a suposição formulada. |
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