Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  714,16 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Reflexos do atual processo de globalização no CEFET/RS e a perspectiva de uma educação voltada para a cidadania
Autor:  
  Carmen Júlia Pires Iahnke   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UCPEL/POLÍTICA SOCIAL
Área Conhecimento  
  POLÍTICAS PÚBLICAS
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  810
Resumo  
  Este trabalho desenvolvido na Universidade Católica de Pelotas teve por objetivo geral analisar criticamente as alterações propostas pelos Decretos 2.208/97 e 5.154/04 e com isso identificar a possibilidade de um projeto alternativo de educação voltada para a cidadania plena no ensino integrado desenvolvido no CEFET; unidade de Pelotas. Para o mesmo ser alcançado entendeu-se estudar os significados da globalização; suas dimensões e conseqüências e com isso mostrar o contexto mundial atual e os desafios a ele inerentes. Também se objetivou estabelecer um histórico da educação brasileira com ênfase no ensino técnico; realizar um estudo teórico-crítico dos Decretos 2.208/97 e 5.154/04 buscando visualizar as mudanças a partir deles decorrentes; identificar fatores na legislação atual que favoreçam a formação técnica e; ao mesmo tempo; promovam a cidadania social nos alunos; indicar os aspectos que o novo decreto apresenta no sentido de refazer aspectos educativo-pedagógicos voltados para o exercício da cidadania e o compromisso ético e argumentar com atitudes didático-pedagógicas viáveis que ajudem na formação voltada para esses fins. Reflexos do atual processo de globalização no CEFET/RS e a perspectiva de uma educação voltada para a cidadania é uma dissertação de mestrado composta por três capítulos intitulados O processo de globalização e suas dimensões; A legislação sobre o ensino profissionalizante no Brasil ante o novo cenário mundial: caminhos e passos e O CEFET/RS frente às reformas educacionais no ensino técnico brasileiro e a possibilidade de uma educação voltada para a cidadania plena; todos direcionados para alcançar os objetivos propostos. A metodologia envolve uma pesquisa bibliográfica. A questão geradora da hipótese foi: no CEFET/RS seria possível o desenvolvimento de uma educação voltada para a cidadania e o compromisso ético? Essa questão levou a um estudo preliminar dos Decretos 2.208/97; 5.154/04 e 5.840/06; como também do Projeto Político Pedagógico (PPP) do CEFET/RS para o período de 2007-2011; o qual possibilitou supor-se que na unidade de Pelotas do CEFET/RS essa forma de educação seria possível. A partir de então se iniciou uma pesquisa bibliográfica significativa; com leituras críticas e interpretativas sobre globalização; os Decretos e o PPP citados; visando comprovar a suposição formulada.
     
    Baixar arquivo