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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
6,23
MB
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Título: |
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A produção do resumo - escolar como resultado da atividade de retextualização |
Autor: |
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Maria Cristina Jacob Pessoa Abasse
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFMG/ESTUDOS LINGÜÍSTICOS |
Área Conhecimento |
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LINGÜÍSTICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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1.131 |
Resumo |
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Nesta pesquisa; investiga-se a produção do resumo como uma prática escolar resultante da atividade de retextualização; ou seja; da transformação de um texto em outro texto de outro gênero. Procura-se; por meio dela; configurar um panorama das operações envolvidas naquela atividade; investigando em que grau foi mantida a malha tópica e identificando e analisando as diferentes marcas lingüísticas usadas no estabelecimento da coerência entre o texto-fonte e o resumo-escolar; bem como as relações entre elas. O corpus trabalhado constitui-se de 12 produções textuais do gênero resumo-escolar; elaboradas por alunos de 5ª à 8ª séries do Ensino Fundamental II; em situação rotineira de sala de aula. O quadro teórico-metodológico desta investigação apóia-se nos fundamentos da Lingüística textual no que se refere aos aspectos gerais da produção de texto; bem como ao que diz respeito à configuração da malha tópica e às operações envolvidas nas atividades de retextualização para a produção do resumo-escolar. A análise revelou que alunos das séries iniciais lidam de modo superficial com o texto-fonte; uma vez que utilizam predominantemente recurso de cópia de fragmentos desse texto; do texto-fonte; enquanto os alunos das séries finais condensam e organizam o resumo de modo mais competente. Conclui-se; então; que dominar elementos que compõem a macroestrutura textual leva a uma maior eficiência comunicativa do resumo-escolar. |
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