Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  6,23 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A produção do resumo - escolar como resultado da atividade de retextualização
Autor:  
  Maria Cristina Jacob Pessoa Abasse   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFMG/ESTUDOS LINGÜÍSTICOS
Área Conhecimento  
  LINGÜÍSTICA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  1.131
Resumo  
  Nesta pesquisa; investiga-se a produção do resumo como uma prática escolar resultante da atividade de retextualização; ou seja; da transformação de um texto em outro texto de outro gênero. Procura-se; por meio dela; configurar um panorama das operações envolvidas naquela atividade; investigando em que grau foi mantida a malha tópica e identificando e analisando as diferentes marcas lingüísticas usadas no estabelecimento da coerência entre o texto-fonte e o resumo-escolar; bem como as relações entre elas. O corpus trabalhado constitui-se de 12 produções textuais do gênero resumo-escolar; elaboradas por alunos de 5ª à 8ª séries do Ensino Fundamental II; em situação rotineira de sala de aula. O quadro teórico-metodológico desta investigação apóia-se nos fundamentos da Lingüística textual no que se refere aos aspectos gerais da produção de texto; bem como ao que diz respeito à configuração da malha tópica e às operações envolvidas nas atividades de retextualização para a produção do resumo-escolar. A análise revelou que alunos das séries iniciais lidam de modo superficial com o texto-fonte; uma vez que utilizam predominantemente recurso de cópia de fragmentos desse texto; do texto-fonte; enquanto os alunos das séries finais condensam e organizam o resumo de modo mais competente. Conclui-se; então; que dominar elementos que compõem a macroestrutura textual leva a uma maior eficiência comunicativa do resumo-escolar.
     
    Baixar arquivo