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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Conselho escolar como unidade executora: limites e possibilidades no processo de construção da gestão democrática
Autor:  
  Cleuza Regina Balan Taborda   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFMT/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  1,801
Resumo  
  O objeto dessa pesquisa foi o processo de implantação dos Conselhos Escolares como Unidades Executoras (UEx) e sua influência no processo de construção da gestão democrática das escolas municipais de Juara (MT). A abordagem metodológica qualitativa possibilitou compreender os fatores condicionantes do processo e analisar a política de implantação; constituição e funcionamento dos Conselhos Escolares em três escolas municipais piloto. Os sujeitos da pesquisa são professores; servidores e pais de alunos que acompanharam o processo de criação destes conselhos ou que os compõem. Foi selecionado um professor fundador; o diretor atual de cada escola; um servidor; o presidente do conselho fiscal; um conselheiro do segmento de pais de cada escola pesquisada. Incluíram-se também o delegado regional do SINTEP; o atual secretário municipal de educação e duas coordenadoras pedagógicas que atuam no órgão central e que acompanharam o processo de implantação dos conselhos. Foi feita análise documental; observação e entrevista semi-estruturada. A análise documental incluiu consulta às legislações da criação das unidades executoras e às atas de reuniões dos conselhos escolares realizadas entre 1997 e 2007. Os dados coletados pelas entrevistas semi-estruturadas apontam as expectativas; angústias e frustrações dos sujeitos pesquisados acerca da implantação e funcionamento dos Conselhos Escolares. A existência do Conselho Escolar; nos moldes implantados; não constitui conquista da comunidade escolar que se organiza para o exercício da democracia; mas cumprimento de determinação legal que buscou padronizar o funcionamento dos órgãos deliberativos para que as escolas estivessem aptas a receber e gerenciar os recursos repassados. Sua função limita-se às atividades técnico-procedimentais. A principal conclusão é a de que a implantação destes conselhos não provocou mudanças estruturais na cultura escolar quanto aos processos de deliberação coletiva.
     
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