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Título:  
  O lugar dos lugares: a escrita argumentativa na universidade
Autor:  
  Ana Maria Junqueira Fabrino   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  USP/FILOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA
Área Conhecimento  
  LETRAS
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  681
Resumo  
  O presente trabalho tem o objetivo de mostrar como os lugares (topoï) podem ser uma eficaz ferramenta no ensino de procedimentos argumentativos. Esse recurso se justifica pela urgência de buscar novas metodologias de ensino desses procedimentos na universidade; para que o universitário se sinta mais apto para se iniciar na escrita de pesquisa e; também; para aprimorar seu desempenho discursivo em geral. A metodologia foi a de seqüências didáticas segundo as propostas da Escola de Genebra (Schneuwly; Dolz; Pasquier) voltadas para o fornecimento de informações sobre o gênero resenha crítica em uma abordagem discursiva; e; especificamente; sobre os procedimentos argumentativos. Apresenta-se a fundamentação teórica com base no interacionismo sócio-discursivo; o relato da aplicação e a análise das produções do corpus. Essa análise levou à revisão do papel dos lugares (topoï) que se revelaram um recurso operacional bastante válido numa proposta de ensino de língua materna que colabore para a formação de cidadãos mais atuantes em todas as esferas sociais; não se limitando à universidade; mas pensando também no exercício da cidadania; em momentos de reivindicação; de participação social e de escolha política.
     
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