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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,52
MB
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Título: |
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De práticas sociais a gêneros do discurso: uma proposta para o ensino de português para falantes de outras línguas |
Autor: |
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Yan Qiaorong
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRGS/LETRAS |
Área Conhecimento |
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LINGÜÍSTICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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689 |
Resumo |
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Este trabalho tem como objetivo colocar em prática a noção bakhtiniana de gênero do discurso em materiais didáticos para o ensino de português para falantes de outras línguas. É apresentada a situação de ensino de português na China; no intuito de descrever o contexto da presente proposta de ensino. A seguir; é discutida a proposta de diferentes autores; do uso de gêneros do discurso como unidade de ensino em currículos de línguas e em materiais didáticos. Visando a um ensino que crie oportunidades para que o aluno se envolva em diferentes esferas de comunicação e práticas sociais; é feita uma proposta de seqüência didática a partir de tema de interesse (moradia) de alunos chineses; quando de sua estada em Porto Alegre. É elaborada uma unidade de ensino; organizada por alguns gêneros do discurso relacionados ao eixo temático selecionado; explicitando os objetivos e as orientações para o desenvolvimento de cada atividade. A unidade de ensino Procurando um apartamento em Porto Alegre foi elaborada a partir de textos autênticos que fazem parte de diferentes práticas sociais do contexto específico alugar um imóvel (anúncios classificados; contrato e depoimentos sobre moradia). Foi desenvolvida para alunos de nível básico-intermediário; prevendo 4 aulas de 100 minutos. A unidade foi testada com um grupo de 24 alunos; na Universidade de Comunicação da China; com a finalidade de verificar a aplicabilidade do material produzido. A análise dos resultados permite afirmar que é possível colocar em prática uma proposta de ensino de língua estrangeira; através de gêneros do discurso; de uma forma sistemática e gradual. Uma seqüência didática que tem como ponto de partida a contextualização do uso da língua através de diferentes gêneros do discurso estimula os alunos a participarem; oferecendo oportunidades de envolvimento e aprendizagem de novas práticas sociais; relevantes para as suas vidas pessoais e profissionais. Este trabalho busca contribuir na elaboração de materiais didáticos; na proposição de metodologias de ensino de línguas; na organização de currículos de línguas baseados em gêneros do discurso e para o ensino de português para falantes de outras línguas. |
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