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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
386.26
KB
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Título: |
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Frequência auto-controlada de conhecimento de resultados e traço de personalidade na aprendizagem de uma habilidade motora seqüencial |
Autor: |
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Angélica Kaefer
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO FÍSICA |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO FÍSICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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690 |
Resumo |
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No presente trabalho investigou-se a relação entre o traço de personalidade extroversão-introversão e a freqüência de feedback extrínseco auto-controlado na aprendizagem de uma habilidade motora de timing seqüencial em adultos. Os sujeitos responderam ao Eysenck Personality Questionnaire (EPQ) para a avaliação da personalidade. 56 sujeitos; estudantes universitários de ambos os sexos foram selecionados através do EPQ e posteriormente; foram submetidos a uma tarefa motora que consistiu em pressionar teclas do teclado numérico acoplado de um computador portátil; com uma seqüência espacial e temporal
específica estabelecida pelo experimentador. O experimento contou com fases de
aquisição (60 tentativas); retenção (10 tentativas) e transferência (10 tentativas). As
fases de retenção e transferência foram realizadas 24 horas após a fase de aquisição. Os sujeitos foram distribuídos em 4 grupos; formados com a combinação do traço (extroversão/introversão) e a freqüência de fornecimento de CR (auto-controlado e externamente controlado). As variáveis dependentes utilizadas no estudo foram os erros parciais em timing absoluto e timing relativo obtidos em cada bloco. Os resultados apontaram aprendizagem superior para os grupos que praticaram com freqüência auto-controlada de CR em relação aos grupos que praticaram com freqüência externamente controlada. Análises complementares foram realizadas; evidenciando aprendizagem inferior para o grupo de introvertidos que solicitou mais CR no início da prática e menos no final;
em relação a todos os outros grupos. Ainda; estas análises complementares evidenciaram; em timing relativo; uma significativa interação entre traço de personalidade e freqüência em relação à alta e baixa solicitação de CR; ou seja; introvertidos que solicitaram alta freqüência de CR aprenderam mais que introvertidos que solicitaram baixa freqüência de CR e; extrovertidos que solicitaram baixa freqüência de CR aprenderam mais que extrovertidos que solicitaram alta freqüência de CR. |
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