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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2.95
MB
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Título: |
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A relação entre o espaço escolar e violência infantojuvenil no contexto de ação do programa da patrulha escolar em Ponta Grossa-PR |
Autor: |
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Adriane Iaroczinsky
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UEPG/GEOGRAFIA |
Área Conhecimento |
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GEOGRAFIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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806 |
Resumo |
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O objetivo desta pesquisa é compreender a relação entre o espaço escolar e violência infantojuvenil
no contexto de ação do Programa da Patrulha Escolar em Ponta Grossa-PR. A
violência infanto-juvenil é heterogênea, havendo elementos constitutivos desta espacialidade
diferencial a serem explorados. Assim, sob esta concepção, tem-se por objetivo compreender
o espaço escolar e sua relação com a violência infanto-juvenil a partir da implantação do
Programa da Patrulha Escolar em Ponta Grossa-PR. A apreensão da organização do espaço
como produto social tem se constituído por um longo percurso de investigação entre os
geógrafos. Neste contexto, as abordagens vinham privilegiando o estruturalismo entre as
classes sociais e a lógica da acumulação do capital pautado, na teoria marxista. Apesar do
avanço das idéias defendidas pelas correntes do pensamento geográfico alguns elementos
como as categorias crianças e adolescentes nem sempre existiram, foram construídas
historicamente em suas realidades sociais. A violência escolar infanto-juvenil ancora um
processo que inclui a diversidade cultural e as condições sócio-econômicas, os quais
contribuem na produção do espaço. O espaço geográfico produzido por indivíduos
marginalizados socialmente, que estão fora de um padrão cultural seguido por uma sociedade,
são negligenciados e ausentados como atores que promovem a reprodução do espaço social.
Tais elementos se tornam importantes para se considerar de forma acentuada num estudo
científico. É nesta perspectiva que a proposta de pesquisa enfatiza o segmento social infantojuvenil
como atores sociais transformadores do espaço através da dinâmica da violência
escolar. Torna-se, portanto, de grande relevância pesquisar sobre a violência infanto-juvenil
no espaço escolar visto que remete a uma discussão sobre o papel da escola na sociedade e o
papel do Estado enquanto regulador das relações sociais presentes no espaço escolar, os quais
são partes integrantes da dinâmica sócio-espacial e também como fonte organizadora das
consciências sociais. Utilizando-se da pesquisa quantitativa e qualitativa, buscou-se na coleta
de dados, observações a campo e entrevistas exploratórias com os atores sociais com
propósitos de investigação por meio de suas concepções e percepções a respeito da violência
escolar. Essas metodologias empregadas permitiram chegar a um resultado abrangente que
proporcionou nortear o objeto de estudo desta pesquisa para melhor compreensão desse
fenômeno. Com os resultados quantitativos foram identificadas as escolas com os maiores
índices de violência registrados pelo Programa da Patrulha Escolar, o que possibilitou a
construção do perfil dos atos violentos cometidos e sofridos pelo grupo social infanto-juvenil
e com os resultados qualitativos viabilizou diagnosticar e compreender a expressividade da
violência escolar, a partir da visão dos agentes sociais responsáveis neste processo,
educadores, policiais e alunos, caracterizando suas avaliações e suas ações implementadas
diante da problemática da violência escolar. |
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