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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Formatos emergentes de criação e transmissão de áudio online: a construção do webcasting sonoro
Autor:  
  Johan Cavalcanti Van Haandel   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/SP/COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA
Área Conhecimento  
  COMUNICAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  794
Resumo  
  Nos últimos anos a transmissão de áudio está sendo transformada pelas novas tecnologias do suporte digital; as quais geraram novos processos e produtos; entre eles o webcasting sonoro. A presente pesquisa investiga a criação de conteúdo dos quatro formatos existentes do webcasting sonoro: a web rádio; a playlist; o áudio on demand e o portal de áudio; os quais compõem o corpus da pesquisa. Como estratégia metodológica; primeiro foram observados exemplos dos formatos do webcasting sonoro e de outros processos de transmissão pelo suporte digital; para particularizá-los; o segundo passo foi observar a montagem de áudio dos formatos do webcasting sonoro e o terceiro passo foi investigar as suas interfaces gráficas. Baseada na estratégia metodológica; a pesquisa se apresenta em três etapas: na primeira; há um mapeamento das transmissões digitais de áudio existentes e uma classificação dos formatos do webcasting sonoro; em que os principais autores de referência são Trigo-De-Souza e Kischinhevsky; entre outros; na segunda; é investigada a construção da transmissão do webcasting sonoro através da montagem de áudio; com dados baseados em Ferraretto; Cyro César; Barbosa Filho e McLeish; entre outros; e na terceira; é investigada a construção da transmissão do webcasting sonoro através da interface gráfica; em que os dados referentes ao estudo de interfaces da hipermídia são baseados em Beiguelman; Manovich e Johnson. Conclui-se que o webcasting sonoro consiste em um processo de transmissão de áudio que não deve ser confundido com rádio e que institui um novo tipo de leitura de conteúdo; mediado por textos e imagens; implicando; por isso; em estudos de montagem sonora e de interface gráfica
     
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