|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1.91
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Formatos emergentes de criação e transmissão de áudio online: a construção do webcasting sonoro |
Autor: |
|
Johan Cavalcanti Van Haandel
 |
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
PUC/SP/COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA |
Área Conhecimento |
|
COMUNICAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
896 |
Resumo |
|
Nos últimos anos a transmissão de áudio está sendo transformada pelas novas tecnologias do suporte digital; as quais geraram novos processos e produtos; entre eles o webcasting sonoro. A presente pesquisa investiga a criação de conteúdo dos quatro formatos existentes do webcasting sonoro: a web rádio; a playlist; o áudio on demand e o portal de áudio; os quais compõem o corpus da pesquisa. Como estratégia metodológica; primeiro foram observados exemplos dos formatos do webcasting sonoro e de outros processos de transmissão pelo suporte digital; para particularizá-los; o segundo passo foi observar a montagem de áudio dos formatos do webcasting sonoro e o terceiro passo foi investigar as suas interfaces gráficas. Baseada na estratégia metodológica; a pesquisa se apresenta em três etapas: na primeira; há um mapeamento das transmissões digitais de áudio existentes e uma classificação dos formatos do webcasting sonoro; em que os principais autores de referência são Trigo-De-Souza e Kischinhevsky; entre outros; na segunda; é investigada a construção da transmissão do webcasting sonoro através da montagem de áudio; com dados baseados em Ferraretto; Cyro César; Barbosa Filho e McLeish; entre outros; e na terceira; é investigada a construção da transmissão do webcasting sonoro através da interface gráfica; em que os dados referentes ao estudo de interfaces da hipermídia são baseados em Beiguelman; Manovich e Johnson. Conclui-se que o webcasting sonoro consiste em um processo de transmissão de áudio que não deve ser confundido com rádio e que institui um novo tipo de leitura de conteúdo; mediado por textos e imagens; implicando; por isso; em estudos de montagem sonora e de interface gráfica |
|
|
|
|
|
 |
|
|
|