|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
2,04
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
A implementação de jogos de regras no cotidiano escolar como forma de estimulação das funções executivas |
Autor: |
|
Nina Garcia Taboada
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFSC/PSICOLOGIA |
Área Conhecimento |
|
PSICOLOGIA |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
823 |
Resumo |
|
Diversos autores advindos da Psicologia e Neurociência Cognitiva demonstram que
as Funções Executivas são essenciais para o desenvolvimento de habilidades
necessárias para uma boa performance escolar. Funções Executivas (F.E.) podem
ser compreendidas como um conjunto de habilidades importantes para o
estabelecimento e cumprimento de metas, planejamento e resolução de problemas.
O presente estudo procurou demonstrar a eficácia dos jogos de regras como método
eficaz para o desenvolvimento e aprimoramento das F.E. através da aplicação
sistematizada e observações individualizadas de escolares. Foram realizados cerca
de 11 encontros com 32 crianças de séries diversificadas (1º ano, terceira e quinta
série do Ensino Fundamental), onde jogos de regras foram utilizados. Foi criada uma
Ficha de Avaliação Individual (FAI) para que comportamentos indicativos das F.E.
pudessem ser avaliados. Foi demonstrado que os encontros auxiliaram no
desenvolvimento das F.E. na maioria dos participantes, bem como o fato das FAI´s
serem instrumentos úteis para o acompanhamento do desenvolvimento da criança
durante as atividades, e até como ferramenta diagnóstica para possíveis dificuldades
de aprendizagem. A partir dos resultados encontrados são sugeridos novos estudos,
com algumas correções metodológicas necessárias para o desenvolvimento de
estudos científicos mais específicos na área. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|