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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Jovens e adultos em processo de alfabetização: o uso social da leitura e da escrita
Autor:  
  Síntia Lúcia Faé Ebert   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIRITTER/LETRAS
Área Conhecimento  
  LETRAS
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  758
Resumo  
  Esta dissertação aborda aspectos relacionados ao contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - totalidade 1, que corresponde aos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. O objetivo principal da pesquisa foi o de avaliar o significado que o processo de alfabetização tem para jovens e adultos que retornam à escola, ou que a ela chegam pela primeira vez, em busca de algo que vai além do simples aprender a ler e a escrever. Para tanto, a pesquisa avaliou dados colhidos através de questionários aplicados a professores alfabetizadores e através de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a alunos alfabetizandos. A avaliação dos dados não visou quantificar informações, mas aprofundar o conhecimento sobre o contexto da EJA em Instituições de Ensino Estaduais pertencentes à 1ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), que abrange as escolas do município de Porto Alegre. Trata-se, por isso, de uma pesquisa local e de caráter qualitativo. No desenvolvimento do trabalho, discutem-se os processos pelos quais o aluno adquire competências e habilidades para a leitura e para a escrita, ou seja, os processos de alfabetização e letramento. Tais processos são concebidos, nesta dissertação, como distintos, porém complementares, sendo que o primeiro designa o processo de ensino-aprendizagem do sistema de escrita, que é assegurado pelo domínio alfabético e pelas correspondências entre sons e letras; o segundo refere-se ao desenvolvimento de práticas de leitura e de escrita, que é assegurado pela inserção na cultura letrada e pelo uso social da escrita. O trabalho de investigação partiu do pressuposto de que a Educação de Jovens e Adultos não deve se limitar à alfabetização, mas paralelamente desenvolver práticas de letramento cujo domínio se desenvolve por um trabalho efetivo com gêneros textuais escolares e nãoescolares. Esse pressuposto justifica o diálogo com estudiosos que tratam da relação gêneros textuais e ensino, como Charles Bazerman e Joaquim & Dolz. Os conceitos de alfabetização e letramento são, aqui, discutidos com o referencial teórico de estudiosos que se voltam sobre o tema, como Magda Becker Soares, Leda Verdiani Tfouni, Paulo Freire, entre outros.
     
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