|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
629,60
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Jovens e adultos em processo de alfabetização: o uso social da leitura e da escrita |
Autor: |
|
Síntia Lúcia Faé Ebert
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNIRITTER/LETRAS |
Área Conhecimento |
|
LETRAS |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
758 |
Resumo |
|
Esta dissertação aborda aspectos relacionados ao contexto da Educação de Jovens e
Adultos (EJA) - totalidade 1, que corresponde aos dois primeiros anos do Ensino
Fundamental. O objetivo principal da pesquisa foi o de avaliar o significado que o
processo de alfabetização tem para jovens e adultos que retornam à escola, ou que a ela
chegam pela primeira vez, em busca de algo que vai além do simples aprender a ler e a
escrever. Para tanto, a pesquisa avaliou dados colhidos através de questionários
aplicados a professores alfabetizadores e através de entrevistas semi-estruturadas
aplicadas a alunos alfabetizandos. A avaliação dos dados não visou quantificar
informações, mas aprofundar o conhecimento sobre o contexto da EJA em Instituições
de Ensino Estaduais pertencentes à 1ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), que
abrange as escolas do município de Porto Alegre. Trata-se, por isso, de uma pesquisa
local e de caráter qualitativo. No desenvolvimento do trabalho, discutem-se os
processos pelos quais o aluno adquire competências e habilidades para a leitura e para a
escrita, ou seja, os processos de alfabetização e letramento. Tais processos são
concebidos, nesta dissertação, como distintos, porém complementares, sendo que o
primeiro designa o processo de ensino-aprendizagem do sistema de escrita, que é
assegurado pelo domínio alfabético e pelas correspondências entre sons e letras; o
segundo refere-se ao desenvolvimento de práticas de leitura e de escrita, que é
assegurado pela inserção na cultura letrada e pelo uso social da escrita. O trabalho de
investigação partiu do pressuposto de que a Educação de Jovens e Adultos não deve se
limitar à alfabetização, mas paralelamente desenvolver práticas de letramento cujo
domínio se desenvolve por um trabalho efetivo com gêneros textuais escolares e nãoescolares.
Esse pressuposto justifica o diálogo com estudiosos que tratam da relação
gêneros textuais e ensino, como Charles Bazerman e Joaquim & Dolz. Os conceitos de
alfabetização e letramento são, aqui, discutidos com o referencial teórico de estudiosos
que se voltam sobre o tema, como Magda Becker Soares, Leda Verdiani Tfouni, Paulo
Freire, entre outros. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|