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Título:  
  O ambiente de negócios e a estratégia de incorporadoras do setor imobiliário: um estudo de casos múltiplos em Porto Alegre
Autor:  
  Marcelino Wagner   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNISINOS/ADMINISTRAÇÃO
Área Conhecimento  
  ADMINISTRAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  327
Resumo  
  Esta dissertação analisa as estratégias adotadas pelas incorporadoras de Porto Alegre frente às alterações que ocorrem no ambiente. Apresenta revisão de literatura abordando o ambiente externo, através do macroambiente, análise setorial, indústrias fragmentadas, verticalização e alianças, bem como o ambiente interno, através dos temas de vantagem competitiva, cadeia de valor, e estratégias competitivas. Apresenta pesquisa de caráter exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, através de estudo de casos múltiplos. Coleta dados através de informações de associações comerciais, revistas especializadas, departamentos de economia e estatística, e estudos sobre a indústria da Construção Civil, além de entrevistas semi-estruturadas aplicadas as representantes de três empresas incorporadoras que têm como mercado a cidade de Porto Alegre/RS. Analisa os dados sobre o ambiente externo destacando a questão das incorporadoras e a Construção Civil, variáveis econômicas, regulamentação e governo, e panorama da atividade imobiliária em Porto Alegre, bem como a visão dos empresários a respeito das perspectivas do setor. Os dados sobre o ambiente interno são analisados considerando a cadeia de valor e criação de valor, direcionadores de custo e benefício, e estratégias e vantagem competitiva de cada uma das três empresas estudadas. Conclui que diversos fatores ambientais interferem na estratégia das incorporadoras, levando as empresas a ajustarem suas estratégias para a obtenção de um índice de crescimento mais elevado em um momento de maior atratividade para o setor. Como elementos centrais da estratégia destacam-se a associação com outras empresas, o deslocamento do foco para imóveis de menor preço e a busca de economias de escala.
     
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