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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
263,88
KB
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Título: |
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Interatividade na produção e manutenção de um site educacional |
Autor: |
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Andréia Vielmo de Quadros
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNISINOS/LINGÜÍSTICA APLICADA |
Área Conhecimento |
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LINGÜÍSTICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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543 |
Resumo |
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Este trabalho tem por objetivos estudar o contexto de produção de linguagem no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa em uma situação particular de uso e manutenção de um site educacional, levantando implicações sobre o ensino e aprendizagem nessa situação, analisar e discutir as ações tecnológicas dos alunos, ou interatividade, num ambiente informatizado, visando teorizar sobre o contexto informatizado de produção de linguagem, a partir da delimitação das ações tecnológicas do aluno nesse contexto. Como teorias para o estudo estão a ação na perspectiva de Paul Ricoeur (1988 e 1991) e Jean-Paul Bronckart (1999), o contexto de produção de linguagem segundo Bronckart (2006) e o conceito de desenvolvimento, trabalhado por Vygotsky (1988 e 1994), priorizando a zona de desenvolvimento proximal. A pesquisa foi delimitada a oficinas para desenvolvimento de um site educacional, realizadas pela pesquisadora na Escola Municipal de Ensino Fundamental Incompleto Doutor Alfredo Bemfica Filho na cidade de Novo Hamburgo-RS. Essas oficinas ocorreram de setembro a dezembro de 2007, com alunos de 5ª série, que, em turno oposto, desenvolveram o site da referida escola. As oficinas tiveram duração de 4 horas semanais e foram gravadas. Os resultados obtidos com as gravações revelaram que, além da interação envolver ações humanas, a interatividade se apresenta como ações que podem ser humanas, no caso da relação pessoa/máquina e,também, na máquina sendo chamada, nesse caso, de ações mecânicas, estabelecida no âmbito de um programa. Ao utilizarem o computador, os alunos executaram ações que contribuíram para o seu desenvolvimento, naquele contexto. Esse desenvolver foi pessoal e tendia a servir como motivação para um desafio maior que ainda não era apresentado como uma dificuldade ao aluno, ou seja, a cada etapa de atualização e uso do site educacional, as dificuldades modificaram-se e isso motivava os alunos, pois era um desafio novo a cada atividade. Conforme os resultados desta pesquisa, percebeu-se que as ações desenvolvidas em ambientes virtuais apresentavam alguns critérios que são identificados pelos interlocutores e essas ações são especificadas dentro de um contexto informatizado de produção de linguagem, conforme é mostrado no capítulo de análise. quina e do computador, sendo chamada de mecom açmento trabalhado por Vygotsky, primorizando a zona de desenvolvimento proximal. |
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