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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,42
MB
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Título: |
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Exposição coexistence: o potencial comunicativo das imagens na constituição do tema da tolerância entre os povos |
Autor: |
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Elson Mokei Yabiku
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNISO/COMUNICAÇÃO E CULTURA |
Área Conhecimento |
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COMUNICAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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1.598 |
Resumo |
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Esta pesquisa tem como objeto de estudo alguns painéis fotográficos que
compõem a exposição Coexistence, sediada no museu da costura, em
Jerusalém. Trazendo temas polêmicos e expondo os conflitos humanos
motivadores de reflexão e comoção, essa exposição busca transmitir a
mensagem de tolerância entre os povos. Fazendo uso da linguagem visual, ela
intenciona atravessar barreiras linguísticas e alcançar o efeito de consciência
global pelo diálogo, e o faz de maneira nada convencional. Nosso propósito é o
de averiguar o processo comunicacional que caracteriza a exposição para então
verificar o potencial comunicativo dessas peças ou a maneira como elas trazem
em seu corpo sígnico a mensagem do estar-junto. Duas grandes vertentes
teóricas contribuíram para essa empreitada: a primeira está centrada no
pensamento de Maffesoli que sustenta a temática da exposição e faz dela uma
comunicação "lococentrada", já que enfatiza uma espécie de patrimônio afetivo,
registro de modos de vidas da sociedade pós-moderna. A outra, relativa à
elaboração da mensagem para atingir esses fins, está na maneira como
qualidades se estruturam de modo a criar uma nova simbologia. Para
fundamentar esse estudo da linguagem, nos amparamos no pensamento de
Peirce. O percurso metodológico se fez mediante o recorte de imagens que
permitissem a leitura centrada nos modos de viver junto preconizados por
Maffesoli e nas peças que têm na qualidade ou nos qualissignos a natureza que
permite a construção da nova simbologia anunciada - uma nova maneira de
ver/ler ideias cristalizadas e instituídas - daí a leitura semiótica das peças. Os
resultados a que chegamos permitiram-nos vislumbrar uma exposição que se
constitui como campanha de "propagare" uma idéia - a de conviver - e que se
delineia como processo comunicacional que, ao primar pelos aspectos
qualitativos, ao estabelecer um jogo com "símbolos", propicia as atualizações de
qualidades de sentimento no leitor, tornando possível leituras que se afastam
daquelas já cristalizadas, fazendo com que o diálogo com esses "símbolos" leve
à percepção e, provavelmente, ao entendimento da vida como fenômeno
estético - o "estar junto" - coexistir é se permitir e permitir o outro... |
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