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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,77
MB
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Título: |
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Celine: um modelo para utilização e adaptação de conteúdo scorm em ambientes inteligentes de aprendizagem |
Autor: |
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Adilson Vahldick
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNIVALI/COMPUTAÇÃO |
Área Conhecimento |
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CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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555 |
Resumo |
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O esforço em manter conteúdos em AIA (Ambientes Inteligentes de Aprendizagem) foi a inspiração para o desenvolvimento desta dissertação. Observou-se que os conteúdos a serem ensinados são fortemente dependentes desses ambientes, dificultando seu compartilhamento com outros sistemas. Além disso, esses materiais são criados com ferramentas internas, que oferecem poucos recursos ao projetista instrucional. Com o intuito de permitir que conteúdos mais ricos em recursos possam ser explorados por esse tipo de ambiente, esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma infraestrutura para gerenciamento, adaptação e apresentação de conteúdo no formato SCORM (Sharable Content Object Reference Model). Nesta monografia é apresentada uma visão geral sobre padrões e especificações em tecnologias educacionais, descrito o modelo SCORM, comentado sobre a Engenharia de Software Baseada em Componentes e resumida a tecnologia JEE (Java Enterprise Edition). A infra estrutura está disponibilizada como um componente, batizado como CELINE, que pode ser acoplado às aplicações web com JEE. Ela foi dividida em duas partes: um framework para execução de pacotes SCORM, e outro para criação desses ambientes web. São fornecidas tags customizadas para a confecção das páginas JSP, permitindo o acesso aos recursos do componente. Quanto ao gerenciamento, é possível importar e manter pacotes SCORM, cadastrar usuários e visualizar dados sobre os conteúdos acessados pelos usuários. O componente permite a execução de pacotes SCORM na versão 2004 3rd Edition, que é a mais nova versão até a data do desenvolvimento deste trabalho. Quanto a adaptação, os ambientes conseguem montar cursos com pedaços de outros cursos, assim como alterar a estrutura do curso enquanto o aluno interage com ele. A persistência dos dados pode ser realizada através de arquivos XML, banco de dados relacional ou alguma criada pelo desenvolvedor. Neste trabalho está especificada a arquitetura e seu processo de implementação. Durante a execução desta dissertação, foram desenvolvidos quatro ambientes de aprendizagem: BRUCE (Basic Reference of Using the CELINE Component), que serve como documentação e referência de utilização do componente, SAGAA, um STI (Sistema Tutor Inteligente) desenvolvido como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) com intuito de inspirar e validar recursos para adaptação do conteúdo, ALICE 2.0, um ambiente de aprendizagem utilizado na UNIVALI, pelos alunos de Algoritmos I, e o ASTRO, um ambiente de aprendizagem utilizado na FURB pelos alunos em três turmas de duas disciplinas nos cursos de Licenciatura em Computação, Ciências da Computação e Sistemas de Informação. Os quatro ambientes também estão descritos neste trabalho. Além disso, o componente foi aplicado com testes de conformidade disponibilizados pela ADL (Advanced Distributed Learning) que é a entidade responsável pela manutenção do SCORM. Os resultados dos testes são apresentados nesta monografia, demonstrando que os ambientes que utilizarem o componente podem receber o selo "LMS SCORM 2004 3rd Edition Conformant". Ao final desta dissertação, são descritas as conclusões no desenvolvimento e utilização dos ambientes testados pelos alunos, e sugestões para trabalhos futuros. |
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