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Título:  
  Contando histórias, governando a vida - pedagogias do rádio no mundo contemporâneo
Autor:  
  Marta Campos de Quadros   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  ULBRA/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2005
Acessos:  
  610
Resumo  
  Esta dissertação, Contando Histórias, Governando a Vida - Pedagogias do Rádio Informativo no Cotidiano Contemporâneo, tem por objetivo procurar mostrar e compreender como o rádio informativo se constitui num dispositivo cultural midiático, com perfil pedagógico, capaz de interpelar os ouvintes no seu cotidiano, através das histórias que conta, governando condutas e fabricando identidades. Trata-se de tornar o rádio informativo visível e dizível, dentro do contexto da cultura globalizada - marcada, hegemonicamente, pela imagem - através da descrição e análise das narrativas radiofônicas informativas - notícias, spots e jingles - como textos culturais que articulam discursos e produzem sujeitos. Este estudo se inscreve na vertente pós-estruturalista dos Estudos Culturais, utilizando-se das contribuições teóricas de Michel Foucault - no que se refere às noções de poder e governamentalidade -, e de Stuart Hall, Henry Giroux e Douglas Kellner, entre outros autores que abordam a mídia como dispositivo pedagógico produtivo no que se refere às identidades. O corpus empírico da pesquisa constitui-se de 24 horas de gravação da programação diária das rádios Gaúcha e CBN-Porto Alegre, acrescido de flashes da programação gravados posteriormente com o objetivo de atualizar dados. As emissoras escolhidas pertencem ao segmento informativo, transmitindo em rede e via satélite, e ligadas a duas das maiores corporações multimídias do País - Rede Brasil Sul de Comunicações e Organizações Globo/Sistema Globo de Rádio. As análises desenvolvidas parecem evidenciar as narrativas radiofônicas informativas como articuladoras de tempos e espaços dos acontecimentos, instituindo a cidade como o locus privilegiado de práticas sociais e da circulação de discursos que acabam por subjetivar e sujeitar os indivíduos no sentido de tornarem-se cidadãos - seres da cidade. O rádio informativo ofereceria, diariamente, uma espécie de "receituário" de condutas e "catálogo" de identidades, ensinando o ouvinte - intima e coletivamente - a ser e viver a sua vida, no seu lugar, de tal ou qual forma.
     
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