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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1.11
MB
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Título: |
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Projeto Veredas: a experiência de formação a distância, proposta pelo governo de Minas Gerais como parte das políticas atuais para a formação de professores no Brasil |
Autor: |
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Maria Cristina Ravaneli de Barros O`Reilly
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNESP/RC/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2005 |
Acessos: |
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641 |
Resumo |
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Este estudo desenvolve uma análise do processo de implementação do Projeto Veredas –
Formação Superior de Professores, enquanto política pública, com o objetivo de identificar o
grau de contribuição deste programa de educação a distância, para a formação dos docentes
das redes estadual e municipal, em exercício, na jurisdição da 31ª Superintendência Regional
de Ensino de Poços de Caldas. Analisa o Projeto no âmbito da gestão, procurando identificar
sua perspectiva, cotejada às políticas de formação de professores, implantadas no Estado e no
país, na década de 1990, onde por meio de processos facilitadores de acumulação capitalista,
as reformas educativas postas pelas atuais políticas educacionais atribuem centralidade à
formação dos docentes da educação básica. Esta definição está ligada às exigências criadas
pelas mudanças econômicas e sociais resultantes da globalização, dos avanços científicos e
tecnológicos e do papel que o mercado vem assumindo na esfera social. Para tanto, além de
uma revisão bibliográfica em torno da temática, procedemos à análise das políticas de
formação emanadas desta década, no Brasil e no Estado de Minas Gerais, procurando desenhar
o panorama de ações e programas decorrentes, com destaque para o Projeto Veredas. A
pesquisa de campo realizada com os professores/cursistas, secretários municipais de educação,
superintendente regional de ensino, coordenadores e tutores responsáveis pela regional de
Poços de Caldas buscou apreender suas concepções e expectativas e, em que medida o
Veredas, enquanto política pública, cumpre com este papel. Ao recuperar a trajetória
percorrida, procuramos responder às questões levantadas, bem como apontar novas
inquietações e desafios. O resultado deste estudo revela que o Projeto Veredas - Formação
Superior de Professores contribuiu, enquanto política pública, para comprovar a fragilidade
dos programas focais de formação de professores desprovidos de continuidade, e, reafirmar a
necessidade cada vez mais premente de transformar a Política Nacional de Formação de
Professores numa agenda permanente das Políticas Públicas, onde esteja garantida a
participação efetiva das entidades e dos educadores. |
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