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Título:  
  A inferência na compreensão de leitura de textos jornalísticos
Autor:  
  Renata Ferreira Tacini   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/SP/LÍNGUA PORTUGUESA
Área Conhecimento  
  LÍNGUA PORTUGUESA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  689
Resumo  
  Com o objetivo de analisar a compreensão de textos jornalísticos do gênero reportagem, por alunos do Ensino Médio de uma Escola Pública do Estado de São Paulo, tomou-se por base o processo inferencial, como atividade capaz de acionar conhecimentos de diversas procedências contribuindo para a produção de sentidos na leitura. A orientação metodológica pautou-se por estudos sociocognitivistas e interacionistas e que possibilitaram investigar como aspectos sociais, culturais e interacionais interferem na compreensão de textos que, naturalmente, não traz em si tudo o que é preciso para entendê-Io. A leitura foi assumida como processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação, a partir de seus objetivos, dos seus conhecimentos sobre o assunto, sobre a linguagem, sobre o suporte do texto e implica seleção, antecipação, inferência e verificação. A análise da produção de inferências buscou demonstrar o papel do leitor como sujeito ativo capaz de conectar ideias, concluir, deduzir, criar hipóteses a partir das informações explícitas no texto escrito. No trabalho empírico foi elaborada uma sequência de leitura que revelou o processo inferencial dos alunos na leitura do texto "Brasileiro perde 13 anos com doença". O resultado mostrou que a produção de inferências permitiu aos alunos relacionar questões sociais, políticas e econômicas com os conhecimentos armazenados na memória, o que lhes possibilitou extrapolar os limites das experiências pessoais e perceber a realidade da saúde pública não somente no seu contexto social, mas em outras realidades.
     
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