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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,17
MB
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Título: |
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Alunas negras e trajetórias de escolarização: perfil da EJA |
Autor: |
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Renata Barros Abelha Kabeya
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFMT/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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984 |
Resumo |
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Conhecer as trajetórias de escolarização de mulheres negras; alunas da Educação de Jovens e Adultos; é o objetivo dessa pesquisa de mestrado. A idéia para desenvolver essa pesquisa surgiu através da experiência diária vivida em uma Escola Estadual no interior de Mato Grosso. A primeira observação feita empiricamente; foi em relação ao grande número de alunos negros matriculados nessa modalidade de ensino; a observação foi feita considerando os aspectos do fenótipo dos alunos. Nas entrevistas exploratórias; surgiram algumas questões que modificaram o recorte da pesquisa: primeiro; o fato dos jovens não serem a maioria dos alunos da escola; segundo: a dificuldade de entrevistar os poucos jovens matriculados; terceiro: a maioria dos alunos matriculados serem do sexo feminino. Assim; definiu-se que os sujeitos da pesquisa seriam as mulheres negras e o objeto a ser estudado são suas trajetórias de escolarização. Foram entrevistadas 21 (vinte e uma) alunas negras; jovens e adultas; matriculadas na EJA da Escola Estadual Antonio Casagrande em Tangará da Serra MT. Por meio da pesquisa qualitativa; procurou-se responder as seguintes questões: quem são essas alunas? Qual sua procedência geográfica? Uma vez que Tangará da Serra é um espaço que acolhe migrantes de várias partes do país. A cor de sua pele; sua origem racial; teve alguma implicação na sua trajetória escolar? Quais os motivos que as levaram a não concluir o ensino regular? Optou-se por fazer um estudo das histórias de vida; através da pesquisa qualitativa. As histórias de vida serão utilizadas como meio de entendimento do processo de escolarização vivido pelas alunas negras. Os pressupostos que embasam o conceito de História de vida; neste estudo; estão fundamentados no pensamento de Maria Isaura Pereira de Queiroz e Bourdieu. Através dos depoimentos coletados; foi possível perceber que as alunas matriculadas nesta modalidade de ensino; vêem de famílias que também não tiveram acesso à educação; e na maioria dos relatos; fica claro que não só as condições sociais; mas também a discriminação racial contribuíram para que essas alunas não concluíssem seus estudos em idade regular. Pensar sobre as trajetórias de escolarização das alunas adultas da EJA é buscar compreendê-las como pessoas que tiveram suas histórias marcadas por questões raciais; de gênero; culturais; econômicas; históricas e sociais. Mulheres que no decorrer de suas vidas foram atribuindo sentidos e significados as suas praticas sociais e que não deixaram de sonhar dentro do campo das suas possibilidades. |
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