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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,32
MB
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Título: |
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Proposta de uma metodologia para melhor aproveitamento da frota e da equipe de pessoal utilizadas na coleta de resíduos sólidos domiciliares |
Autor: |
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Janine Pereira Jacinto
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFES/ENGENHARIA CIVIL |
Área Conhecimento |
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ENGENHARIA CIVIL |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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476 |
Resumo |
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O rápido crescimento da população mundial concentrada, principalmente, nos grandes centros urbanos, gera um aumento da concentração populacional e mudanças no modo de vida acarretando a geração crescente de resíduos sólidos domiciliares, que está diretamente ligada ao crescimento populacional. Por isso é necessário que exista uma política adequada nas cidades para a coleta e o manejo dos resíduos. Todos os dias toneladas de resíduos sólidos são geradas nos domicílios e cabe a administração pública de cada cidade ter mecanismos para que o lixo seja coletado, transportado e destinado, pois a coleta e o manejo inadequados provocam problemas tanto ambientais, quanto sociais e de saúde. O presente trabalho tem como objetivo o planejamento da coleta de resíduos sólidos domiciliares por meio de uma metodologia que propõe o melhor aproveitamento da capacidade dos veículos e da disponibilidade da equipe que trabalha junto a cada caminhão quando a rota termina antes que o tempo de jornada de trabalho tenha terminado. A aplicação prática será na coleta do lixo domiciliar do município de Cariacica, baseando-se no Problema de Roteirização em Arcos e no Problema do Carteiro Chinês Capacitado. A metodologia proposta é dividida em três etapas: 1) a geração das rotas, 2) análise dos caminhões que cumpriram a carga horária de trabalho referente a um turno de escala de pessoal e, portanto, não podem mais ser utilizados, 3) análise dos caminhões que atingiram sua capacidade máxima, mas ainda possuem tempo disponível para continuar em outros roteiros. Foram gerados sete turnos de atendimento a partir dos critérios descritos e os parâmetros analisados em cada turno foram: volume médio de lixo coletado, tempo médio gasto para a coleta de lixo domiciliar e número médio de passagens por logradouro sem atendimento. Finalizando o trabalho, foram feitas as análises de todos os resultados obtidos com a metodologia proposta. |
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