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Título:  
  Proposta de uma metodologia para melhor aproveitamento da frota e da equipe de pessoal utilizadas na coleta de resíduos sólidos domiciliares
Autor:  
  Janine Pereira Jacinto   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFES/ENGENHARIA CIVIL
Área Conhecimento  
  ENGENHARIA CIVIL
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  476
Resumo  
  O rápido crescimento da população mundial concentrada, principalmente, nos grandes centros urbanos, gera um aumento da concentração populacional e mudanças no modo de vida acarretando a geração crescente de resíduos sólidos domiciliares, que está diretamente ligada ao crescimento populacional. Por isso é necessário que exista uma política adequada nas cidades para a coleta e o manejo dos resíduos. Todos os dias toneladas de resíduos sólidos são geradas nos domicílios e cabe a administração pública de cada cidade ter mecanismos para que o lixo seja coletado, transportado e destinado, pois a coleta e o manejo inadequados provocam problemas tanto ambientais, quanto sociais e de saúde. O presente trabalho tem como objetivo o planejamento da coleta de resíduos sólidos domiciliares por meio de uma metodologia que propõe o melhor aproveitamento da capacidade dos veículos e da disponibilidade da equipe que trabalha junto a cada caminhão quando a rota termina antes que o tempo de jornada de trabalho tenha terminado. A aplicação prática será na coleta do lixo domiciliar do município de Cariacica, baseando-se no Problema de Roteirização em Arcos e no Problema do Carteiro Chinês Capacitado. A metodologia proposta é dividida em três etapas: 1) a geração das rotas, 2) análise dos caminhões que cumpriram a carga horária de trabalho referente a um turno de escala de pessoal e, portanto, não podem mais ser utilizados, 3) análise dos caminhões que atingiram sua capacidade máxima, mas ainda possuem tempo disponível para continuar em outros roteiros. Foram gerados sete turnos de atendimento a partir dos critérios descritos e os parâmetros analisados em cada turno foram: volume médio de lixo coletado, tempo médio gasto para a coleta de lixo domiciliar e número médio de passagens por logradouro sem atendimento. Finalizando o trabalho, foram feitas as análises de todos os resultados obtidos com a metodologia proposta.
     
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