Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  1.59 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  O gênero podcast educacional: descrição do conteúdo temático, estilo e construção composicional
Autor:  
  José Mauro Souza Uchôa   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFAC/LETRAS- LINGUAGEM E IDENTIDADE
Área Conhecimento  
  LETRAS
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  1,020
Resumo  
  O advento da Comunicação Mediada por Computador faz emergir diferentes gêneros do discurso. Com a instauração da Web 2.0, caracterizada pelo conteúdo compartilhado, da conexão à distância e da portabilidade remota, a oralidade passa a ser experimentada nas ambiências digitais. Neste contexto de surgimento de novos gêneros, vimos emergir o podcast educacional que se materializa na modalidade oral e está sendo sócio-historicamente construído com padrões de organização identificáveis dentro de um continuum de escrita e oralidade com configurações perceptíveis pelo imbricamento de outros gêneros (MARCUSCHI, 2002). Ancorado na noção de gênero do discurso proposta por Bakhtin (1952-53), apresento as configurações do gênero podcast educacional descrevendo o “conteúdo temático”, “o estilo da linguagem” e a “construção composicional” dessa ferramenta comunicativa. Este trabalho se insere no campo da pesquisa qualitativa (LUDKE & ANDRÉ,1986, NEVES, 1996), com coleta de dados via Internet. Os exemplares de podcast educacional analisados foram produzidos por Center for Educacional Development of California, British Council, e Splendid Speaking Podcasts. O corpus desta pesquisa é composto de nove episódios que seguem uma taxonomia sugerida para Ensino/Aprendizagem de Língua (CARVALHO, 2008, MCLOUGHLIN, C. & LEE, M, 2007). Concluo que os podcasts educacionais são tipos de enunciados que engendram atividades comunicativas capazes de abranger os mais diversos conteúdos temáticos, e que cada exemplar possui estilo centrado na relação autor/interlocutor, e estrutura composicional inerente a aula expositiva presencial.
     
    Baixar arquivo