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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,59
MB
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Título: |
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O gênero podcast educacional: descrição do conteúdo temático, estilo e construção composicional |
Autor: |
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José Mauro Souza Uchôa
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFAC/LETRAS- LINGUAGEM E IDENTIDADE |
Área Conhecimento |
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LETRAS |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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2.185 |
Resumo |
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O advento da Comunicação Mediada por Computador faz emergir diferentes gêneros do discurso. Com a instauração da Web 2.0, caracterizada pelo conteúdo compartilhado, da conexão à distância e da portabilidade remota, a oralidade passa a ser experimentada nas ambiências digitais. Neste contexto de surgimento de novos gêneros, vimos emergir o podcast educacional que se materializa na modalidade oral e está sendo sócio-historicamente construído com padrões de organização identificáveis dentro de um continuum de escrita e oralidade com configurações perceptíveis pelo imbricamento de outros gêneros (MARCUSCHI, 2002). Ancorado na noção de gênero do discurso proposta por Bakhtin (1952-53), apresento as configurações do gênero podcast educacional descrevendo o conteúdo temático, o estilo da linguagem e a construção composicional dessa ferramenta comunicativa. Este trabalho se insere no campo da pesquisa qualitativa (LUDKE & ANDRÉ,1986, NEVES, 1996), com coleta de dados via Internet. Os exemplares de podcast educacional analisados foram produzidos por Center for Educacional Development of California, British Council, e Splendid Speaking Podcasts. O corpus desta pesquisa é composto de nove episódios que seguem uma taxonomia sugerida para Ensino/Aprendizagem de Língua (CARVALHO, 2008, MCLOUGHLIN, C. & LEE, M, 2007). Concluo que os podcasts educacionais são tipos de enunciados que engendram atividades comunicativas capazes de abranger os mais diversos conteúdos temáticos, e que cada exemplar possui estilo centrado na relação autor/interlocutor, e estrutura composicional inerente a aula expositiva presencial. |
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