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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
6,21
MB
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Título: |
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Maçonaria e educação: a história da Fundação Educacional de Ituverava - SP |
Autor: |
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Ana Maria Ribeiro Tanajura Jabur
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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CUML/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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587 |
Resumo |
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Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisas de campo, documental e bibliográfica,
como exigência para conclusão do curso de Mestrado em Educação do Centro Universitário
Moura Lacerda de Ribeirão Preto / SP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com análise de
documentação da própria Instituição, incluindo acervo fotográfico e também jornais
publicados na cidade de Ituverava entre 2008 e 2010. É um trabalho de história da educação, no qual são discutidos aspectos teóricos, buscando-se compreender uma experiência humana e educacional única. A pesquisa descritiva foi realizada com o levantamento de dados por meio de questões fechadas e amostragem sistemática. O objetivo principal é compreender o processo histórico no qual se insere a Fundação Educacional de Ituverava, criada pela Loja Maçônica “União Ituveravense”, em 1971. Esta instituição, filantrópica e sem fins lucrativos, é mantenedora de três escolas: o Colégio Nossa Senhora do Carmo, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava e a Faculdade “Dr. Francisco Maeda”, todas na cidade de Ituverava, no interior paulista, atendendo alunos de toda a região. Procura-se compreender a história da cidade e da região, bem como a influência da Maçonaria na fundação e nos rumos seguidos pela Instituição. Os resultados evidenciam que a instituição foi fruto de esforço comunitário liderado pelos maçons e que a atuação das escolas citadas é bastante significativa na região, concorrendo para o seu desenvolvimento sociocultural, econômico e educacional.
Considera-se ainda que a ideologia liberal, própria da Ordem Maçônica, está presente na
administração das instituições de ensino. |
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