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  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A contribuição da igreja católica, por meio de documentos da cnbb, para a configuração do ensino religioso
Autor:  
  Rivael de Jesus Nacimento   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/PR/TEOLOGIA
Área Conhecimento  
  TEOLOGIA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  609
Resumo  
  Esta pesquisa buscou considerar a contribuição da Igreja Católica Apostólica Romana, por meio da CNBB, para a configuração atual da disciplina do Ensino Religioso. Foram analisadas as histórias da Igreja e da Educação no Brasil, e mais detidamente do Ensino Religioso, por meio dos posicionamentos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, desde 1952, época de sua formação até os dias atuais, tendo sido considerados artigos, livros e documentos, tanto digitais quanto impressos que de alguma forma tinham ligação com este componente curricular. A contribuição da ICAR, por meio da CNBB, está por todo cenário educacional e suas muitas influências são incontestes tanto para o ensino quanto para a compreensão do fenômeno religioso. Procurou-se identificar a evolução do posicionamento da ICAR, com relação ao Ensino Religioso partindo de material divulgado pela CNBB, tendo em vista ser responsável também pela formação de docentes. O valor do tema se dá em vista da inserção do Ensino Religioso, como área de conhecimento conforme é apresentado no Artigo 33, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1997), que robusteceu esta disciplina curricular, cujo conhecimento deve ser construído nas escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental. Considerados o objeto do estudo e o conteúdo a ser analisado, metodologicamente foi encaminhado por meio da pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica, sendo sua modalidade a histórico – análise de conteúdo. Houve apoio teórico em Junqueira e Caron, e a fim de embasar o viés histórico da pesquisa serviu-se de Chartier e Bloch. Um dos pontos relevantes encontrados por meio da pesquisa foi utilização, pelos professores e pesquisadores da área o conteúdo disponibilizado pelo CNBB para propiciar a inspiração ou continuidade da formação profissional. Destarte está clara a contribuição da ICAR, com o ganho de uma atuação que facilita e confirma a missão do Ensino Religioso, em escolas confessionais ou não, a saber: a revelação de uma transcendência multiforme, que combina com a diversidade brasileira, onde há espaço para a reflexão dos dicentes, inclusive sobre o sentido da vida, tornando-os mais bem equipados para assumir seu lugar de transformação.
     
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