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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
7,61
MB
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Título: |
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Intervenção comunitária para prevenção de acidentes de trânsito entre trabalhadores ciclistas: projeto ciclovida |
Autor: |
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Giancarlo Bacchieri
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EPIDEMIOLOGIA |
Área Conhecimento |
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SAÚDE COLETIVA |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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568 |
Resumo |
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Utilizada como modo de transporte por trabalhadores em várias cidades do
mundo, a bicicleta tem como principal vantagem seu baixo custo de aquisição e
manutenção, além de trazer benefícios à saúde de quem a utiliza regularmente. Em
contraponto, acidentes de trânsito envolvendo ciclistas são freqüentes, causando mortes
e incapacidades. Em Pelotas circulam, diariamente, cerca de 19 mil trabalhadores que
utilizam a bicicleta como principal modo de transporte. A cada ano, centenas desses
ciclistas sofrem acidentes de trânsito, muitos deles com graves ferimentos e, até mesmo,
à morte.
O Projeto Ciclovida é um estudo de intervenção do tipo antes e depois, com
implementação escalonada, que objetiva implementar e avaliar o impacto de uma
intervenção para prevenir acidentes de trânsito com ciclistas. O estudo será dividido em
4 etapas: Grupos focais; Amostragem e questionário base; Acompanhamento mensal e
Intervenção. Os Grupos focais serão realizados com o objetivo de definir o desenho
final da intervenção proposta pelo estudo. O processo de amostragem será realizado em
múltiplos estágios, utilizando 5 bairros da cidade de Pelotas, nos quais serão sorteados,
aleatoriamente, 8 setores com alta proporção de trabalhadores que utilizam a bicicleta
como modo de transporte, totalizando 40 setores censitários. Em cada setor sorteado,
serão convidados cerca de 30 ciclistas que contemplem os critérios de elegibilidade do
estudo. A cada um deles será aplicado um questionário com questões relacionadas à
utilização da bicicleta a acidentes sofridos nos 12 meses anteriores a entrevista, entre
outras questões. Após a entrevista inicial, os ciclistas serão acompanhados
mensalmente, via ligações telefônicas, para coletar dados sobre a utilização da bicicleta
e ocorrência de acidentes e/ou “quase-acidentes”, por um período de 10 meses.
Periodicamente, grupos de ciclistas da amostra serão convidados a participar de um
evento, no qual receberão a intervenção. A mesma consistirá de um conjunto de
atividades, com objetivo de promover a segurança dos ciclistas no trânsito. A
intervenção será dividida em um componente educacional e um componente de
segurança ativa no trânsito. A comparação da ocorrência de acidentes e/ou “quaseacidentes”
entre os ciclistas da amostra, nos períodos pré e pós-intervenção, avaliará o
impacto da proposta. Caso a hipótese desse estudo seja confirmada, a metodologia
utilizada na intervenção poderá ser replicada para garantir a segurança, não só de
trabalhadores, mas de todas as pessoas que utilizam a bicicleta como modo de transporte
ou para o lazer. |
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