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Título:  
  Intervenção comunitária para prevenção de acidentes de trânsito entre trabalhadores ciclistas: projeto ciclovida
Autor:  
  Giancarlo Bacchieri   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EPIDEMIOLOGIA
Área Conhecimento  
  SAÚDE COLETIVA
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  568
Resumo  
  Utilizada como modo de transporte por trabalhadores em várias cidades do mundo, a bicicleta tem como principal vantagem seu baixo custo de aquisição e manutenção, além de trazer benefícios à saúde de quem a utiliza regularmente. Em contraponto, acidentes de trânsito envolvendo ciclistas são freqüentes, causando mortes e incapacidades. Em Pelotas circulam, diariamente, cerca de 19 mil trabalhadores que utilizam a bicicleta como principal modo de transporte. A cada ano, centenas desses ciclistas sofrem acidentes de trânsito, muitos deles com graves ferimentos e, até mesmo, à morte. O Projeto Ciclovida é um estudo de intervenção do tipo antes e depois, com implementação escalonada, que objetiva implementar e avaliar o impacto de uma intervenção para prevenir acidentes de trânsito com ciclistas. O estudo será dividido em 4 etapas: Grupos focais; Amostragem e questionário base; Acompanhamento mensal e Intervenção. Os Grupos focais serão realizados com o objetivo de definir o desenho final da intervenção proposta pelo estudo. O processo de amostragem será realizado em múltiplos estágios, utilizando 5 bairros da cidade de Pelotas, nos quais serão sorteados, aleatoriamente, 8 setores com alta proporção de trabalhadores que utilizam a bicicleta como modo de transporte, totalizando 40 setores censitários. Em cada setor sorteado, serão convidados cerca de 30 ciclistas que contemplem os critérios de elegibilidade do estudo. A cada um deles será aplicado um questionário com questões relacionadas à utilização da bicicleta a acidentes sofridos nos 12 meses anteriores a entrevista, entre outras questões. Após a entrevista inicial, os ciclistas serão acompanhados mensalmente, via ligações telefônicas, para coletar dados sobre a utilização da bicicleta e ocorrência de acidentes e/ou “quase-acidentes”, por um período de 10 meses. Periodicamente, grupos de ciclistas da amostra serão convidados a participar de um evento, no qual receberão a intervenção. A mesma consistirá de um conjunto de atividades, com objetivo de promover a segurança dos ciclistas no trânsito. A intervenção será dividida em um componente educacional e um componente de segurança ativa no trânsito. A comparação da ocorrência de acidentes e/ou “quaseacidentes” entre os ciclistas da amostra, nos períodos pré e pós-intervenção, avaliará o impacto da proposta. Caso a hipótese desse estudo seja confirmada, a metodologia utilizada na intervenção poderá ser replicada para garantir a segurança, não só de trabalhadores, mas de todas as pessoas que utilizam a bicicleta como modo de transporte ou para o lazer.
     
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