Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  613,38 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A construção do significado de textos em estudantes universitários e a mediação docente segundo a perspectiva de Vigotski
Autor:  
  Renata Maria Cortez da Rocha Zaccaro   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  CUML/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  1.758
Resumo  
  O presente trabalho teve como objetivo investigar a questão da leitura na universidade, por meio de um estudo sobre como universitários constroem o sentido dos textos e a importância do professor nesse processo. A escolha desse tema se justifica pelo fato de se apresentaram, em exames como o PISA e o SAEB, resultados insatisfatórios na leitura e na interpretação de textos diversos. A teoria de Vigotski deu base a esta pesquisa no que diz respeito à importância da interação no processo de significação. Para o autor, a história do sujeito deve ser levada em conta na análise de sua linguagem. As condições materiais e concretas da vida de cada indivíduo não podem ser descartadas e a análise feita apenas com base na relação entre o significante e o significado. Para isso, foram escolhidos alunos de uma Instituição Universitária do interior de São Paulo. Os estudantes participaram da leitura e da discussão de cinco textos de gêneros diferentes. As cinco sessões de leitura foram filmadas, transcritas e analisadas. Em cada sessão, os participantes foram convidados a definir palavras antes e depois da leitura do texto que as continha. As análises feitas retrataram os processos de negociação dos sujeitos na construção dos significados do texto, mostrando além da importância da interação social, a importância do texto como o contexto que auxilia na elaboração dos significados e sentidos do texto. Aspectos como ironia, sentido figurado, a importância do conhecimento de mundo do indivíduo também foram abordados. Os resultados apontam que a presença do professor é fundamental no processo de construção dos significados, ilustrando a ação na zona de desenvolvimento proximal dos estudantes na relação com os colegas e a professora.
     
    Baixar arquivo