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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,58
MB
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Título: |
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As relações interorganizacionais no processo de formação da imagem turística regional: um estudo na microrregião Rota das Terras Rio Grande do Sul |
Autor: |
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Camila Macagnan
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNIVALI/TURISMO E HOTELARIA |
Área Conhecimento |
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TURISMO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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1.016 |
Resumo |
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A imagem turística, sob o contexto regional, é formada a partir das ações de
instituições municipais, que podem ou não atuar de forma coordenada através de
cooperação interorganizacional, na busca por vantagens competitivas. Neste
cenário, este trabalho objetivou analisar as relações interorganizacionais no
processo de formação da imagem turística regional da Rota das Terras. Essa
microrregião, situada na região central do Rio Grande do Sul, criou, em 1997, o
Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Rota das Terras, formado a partir da
iniciativa de instituições públicas e privadas, atualmente integrando 21 municípios,
motivados para o incremento da atividade turística da região. A pesquisa foi
desenvolvida em duas fases, uma de análise qualitativa e outra quantitativa. Na
análise qualitativa foram avaliadas 65 peças impressas de divulgação, para
identificar os atores envolvidos na promoção turística e selecionar os atributos
promovidos pelas instituições pertencentes à Rota das Terras. Na pesquisa
quantitativa foram aplicados 73 questionários envolvendo gestores representantes
de diferentes segmentos: do governo, das empresas privadas e das associações
que atuam no desenvolvimento do turismo na região, analisando a identidade
projetada e as relações interorganizacionais sob a perspectiva de cada um dos
segmentos. Para análise dos dados foram utilizadas técnicas de análise descritiva
(freqüência, impacto médio, desvio padrão), análise de variância e multivariada
(fatorial e clusters). Os resultados indicam que as organizações públicas são as
instituições que mais promovem os atrativos locais e regionais. As instituições
públicas, privadas e associações estão de acordo sobre os atributos promovidos, já
as associações percebem em mais alto grau a atratividade dos atributos, do que as
empresas, enquanto que estas acreditam que a região é mais bem vista que as
associações e os órgãos públicos. As instituições, em geral, vêem a região com
projeção de crescimento, mas ainda pouco preparada para o turismo. Quanto às
relações interorganizacionais, embora as organizações se identifiquem com a Rota
das Terras e sintam-se aglomeradas, elas mantêm pouco contato entre si e a
comunicação e o poder de influência das decisões é unilateral, sendo os órgãos
públicos centralizadores das decisões para o desenvolvimento do turismo regional.
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