Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  988.43 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Efeitos de instruções de questões abertas na ativação de elementos de representações sociais
Autor:  
  Joao Fernando Rech Wachelke   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFSC/PSICOLOGIA
Área Conhecimento  
  PSICOLOGIA
Nível  
  Mestrado
Acessos:  
  592
Resumo  
  O estudo teve por objetivo verificar o efeito de variações nas instruções de questões abertas na ativação de elementos de representações sociais. Foi realizado um estudo experimental com delineamento 2 x 2; com manipulação de duas variáveis: saliência grupal (com e sem saliência grupal nas instruções) e formato de resposta (tarefas discursivas ou evocações livres). Participaram do estudo 384 estudantes de enfermagem de Florianópolis; todos do sexo feminino. Elas responderam a questões abertas sobre a representação do envelhecimento; com alterações nas instruções conforme as modalidades das variáveis independentes. Para análise dos dados; foram realizadas: análise prototípica; análise de correspondências; testes qui quadrado e de Fisher; testes t; ANOVA e análise de similitude. Instruções com saliência grupal favoreceram a expressão de elementos representacionais ligados à função do enfermeiro; enquanto que foi verificado que; para a variável formato de resposta; as evocações livres favoreceram respostas sobre conseqüências e eventos relacionados ao envelhecimento; e a modalidade resposta discursiva exigiu que os participantes definissem-no antes; gerando dados que poderiam ser interpretados com viés caso fossem empregadas técnicas analíticas isoladas. São discutidas decorrências de efeitos do contexto interacional para pesquisas em representações sociais.
     
    Baixar arquivo