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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
6,39
MB
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Título: |
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Uma trajetória brasileira na arquitetura das exposições universais dos anos 1939-1992 |
Autor: |
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Andrea Moron Macadar
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRGS/ARQUITETURA |
Área Conhecimento |
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ARQUITETURA E URBANISMO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2005 |
Acessos: |
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1.130 |
Resumo |
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O presente trabalho desenvolve uma análise crítica e comparativa entre a arquitetura de quatro Pavilhões Brasileiros. Para tanto; tomando como base a participação do Brasil com pavilhões próprios nas exposições universais: Expo39; em Nova York; Expo58; em Bruxelas; Expo70; em Osaka e projeto para Expo92; em Sevilha; respectivamente; cada um dos pavilhões é analisado dentro do seu contexto histórico nacional e internacional. É uma tentativa de resgatar a importância da arquitetura efêmera brasileira; sobre a qual devem predominar registros relacionados à compreensão crítica da arquitetura nacional. As análises realizadas baseiam-se em conceitos e qualidades comuns e opostas durante a explanação de cada uma das situações documentadas. Assim; são relacionados e interpolados aspectos culturais; sociais e políticos existentes no âmbito da arquitetura nacional vigente. Os pensamentos dominantes da época; ideologias e conceitos são abordados durante o desenvolvimento desta dissertação. Ficou comprovado através das análises que; nem sempre a arquitetura dos Pavilhões Brasileiros procurou representar uma identidade nacional. Efetivamente; as análises deste trabalho comprovaram diversas influências na arquitetura dos Pavilhões Brasileiros e; muitas vezes; o resultado da representação brasileira limitou-se a refletir escolas ou correntes regionais que tiveram relevância no período da modernização brasileira. |
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