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Título:  
  Sentidos da função paterna na educação
Autor:  
  Roséli Maria Olabarriaga Cabistani   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRGS/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Doutorado
Acessos:  
  1.012
Resumo  
  Esta tese investiga os discursos atuais; presentes no campo da educação e da sociedade em geral; que denunciam; ao mesmo tempo que promovem; a “carência do pai” no exercício da autoridade e nos cuidados da prole.Tais discursos emergem impulsionados pelas novas configurações familiares; recebidas como estranhas e ameaçadoras; podendo causar ruptura nos laços sociais. É possível perceber aí o efeito fantasmático que opera no discurso educativo; que acaba denunciando um fracasso antecipado; como efeito da nostalgia da família tradicional; cada vez mais distanciada de nossa realidade. Para investigar o que produz essa posição de reivindicação de um “pai forte”; nossa pesquisa foi buscar na teoria essas respostas. Buscamos recortar interpretantes do laço social e suas expressões sintomáticas. Para tal; expusemos o tema da função paterna; como surge nas obras de Freud e Lacan; buscando acompanhar sua incidência na estruturação do sujeito; desde o desamparo primordial. Trata-se de uma pesquisa teórica; que tem como questão os sentidos que as novas formas de exercício da função paterna têm para a educação; considerada como laço social. Com Freud; acompanhamos os desdobramentos da função paterna no complexo de Édipo e a abordagem da temporalidade do Édipo em Lacan permitiu situar o pai a partir do registro do imaginário; do simbólico e do real; em referência ao conceito de falo; como significante da falta no Outro. Tematizar a função paterna a partir desses registros permitiu diferenciar a função paterna simbólica da fantasmática presente na dimensão imaginária do pai; esse que é significado como “carente”. Usamos como dado empírico; alguns casos; tomados em sua exemplaridade; na perspectiva do tema da função paterna. A tese indica que; o diálogo da psicanálise com a educação; permite desmistificar construções fantasmáticas; indutoras de uma interpretação última dos sintomas sociais; como essa do discurso da carência paterna. Valer-se da pluralidade dos sentidos da função paterna na educação; é uma forma dos educadores responsabilizarem-se pelo ato educativo; numa posição de abertura às contingências históricas que as vicissitudes dos laços sociais produzem.
     
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