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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
382,98
KB
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Título: |
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Sentidos da função paterna na educação |
Autor: |
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Roséli Maria Olabarriaga Cabistani
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRGS/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Acessos: |
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1.012 |
Resumo |
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Esta tese investiga os discursos atuais; presentes no campo da educação e da sociedade em geral; que denunciam; ao mesmo tempo que promovem; a carência do pai no exercício da autoridade e nos cuidados da prole.Tais discursos emergem impulsionados pelas novas configurações familiares; recebidas como estranhas e ameaçadoras; podendo causar ruptura nos laços sociais. É possível perceber aí o efeito fantasmático que opera no discurso educativo; que acaba denunciando um fracasso antecipado; como efeito da nostalgia da família tradicional; cada vez mais distanciada de nossa realidade. Para investigar o que produz essa posição de reivindicação de um pai forte; nossa pesquisa foi buscar na teoria essas respostas. Buscamos recortar interpretantes do laço social e suas expressões sintomáticas. Para tal; expusemos o tema da função paterna; como surge nas obras de Freud e Lacan; buscando acompanhar sua incidência na estruturação do sujeito; desde o desamparo primordial. Trata-se de uma pesquisa teórica; que tem como questão os sentidos que as novas formas de exercício da função paterna têm para a educação; considerada como laço social. Com Freud; acompanhamos os desdobramentos da função paterna no complexo de Édipo e a abordagem da temporalidade do Édipo em Lacan permitiu situar o pai a partir do registro do imaginário; do simbólico e do real; em referência ao conceito de falo; como significante da falta no Outro. Tematizar a função paterna a partir desses registros permitiu diferenciar a função paterna simbólica da fantasmática presente na dimensão imaginária do pai; esse que é significado como carente. Usamos como dado empírico; alguns casos; tomados em sua exemplaridade; na perspectiva do tema da função paterna. A tese indica que; o diálogo da psicanálise com a educação; permite desmistificar construções fantasmáticas; indutoras de uma interpretação última dos sintomas sociais; como essa do discurso da carência paterna. Valer-se da pluralidade dos sentidos da função paterna na educação; é uma forma dos educadores responsabilizarem-se pelo ato educativo; numa posição de abertura às contingências históricas que as vicissitudes dos laços sociais produzem. |
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